Projeto de aprendizagem do IDT/Sine inicia fase de inserção profissional em Maracanaú
26/01/2024
Foto: Guilherme Freire
 
Cerca de setenta jovens assinaram hoje (26), no auditório da Faculdade Uninassau, em Maracanaú, o contrato de trabalho na modalidade de Jovem Aprendiz nas empresas Delfa Bojos, Delrio e Lumar.

A ação faz parte da segunda fase da política pública de aprendizagem desenvolvida pelo IDT/Sine por meio do projeto Aprendiz Empreendedor. Em Maracanaú, a iniciativa conta com a parceria da prefeitura municipal. O projeto também é desenvolvido em Fortaleza, Caucaia, Jaguaribara, São Gonçalo do Amarante (Pecém) e Pacatuba.

Durante a primeira etapa do projeto, os jovens recebem orientações sobre o mercado de trabalho, com dicas práticas e comportamentais para um melhor aproveitamento da sua experiência profissional.

Além de técnicos e professores do projeto, o evento em Maracanaú contou com a presença do representante da secretaria do Trabalho – SET, Renan Ridley, do secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Maracanaú, Junior Gadelha e dos gerentes do IDT/Sine e do Sine de Maracanaú, Dário Fernandes e Socorro Lima.

Na ocasião, foi assinalado o encerramento do ciclo de orientação profissional nas turmas dos cursos de auxiliar de produção, auxiliar administrativo e auxiliar de costura.

“Daqui pra frente os alunos vão iniciar a segunda fase do Aprendiz Empreendedor, que é uma parte muito importante no processo de profissionalização, o momento em que vão de fato vivenciar a experiência dentro da empresa.  Além de ser considerado o primeiro emprego, essa vivência impacta em muitas coisas da vida do aluno, além de ser uma oportunidade de aquisição de experiências”, explica o analista responsável pelo projeto, André Ponte.

 

Saiba mais sobre o Projeto

No Aprendiz Empreendedor o aluno tem acesso a técnicas e conhecimentos específicos, com a finalidade de despertar habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho. Com Oficinas de Orientação Profissional e de Carreira, Imagem Profissional, Juventudes e o Mundo do Trabalho, o projeto mira na formulação de uma visão empreendedora e sustentável.

Segundo dados do IDT/Sine, em 2023, cerca de 450 jovens foram inseridos no mercado por meio do projeto.

 

Como participar

O projeto abrange jovens na faixa etária de 14 a 24 anos.

As inscrições podem ser feitas pelo site do IDT, acessando  www.idt.org.br

Também é possível enviar o currículo para aprendizempreendedor@idt.org.br, inserindo informações como nome e bairro onde reside, no assunto da mensagem.

Mais informações pelo telefone (85) 2180 6212 – Ramal 1084.