IDT apresenta resultados da ação na Guararapes
28/01/2023

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) realizou, de 18 a 20 de janeiro, a fase inicial de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras afetados pelo encerramento das atividades da fábrica Guararapes, em Fortaleza.  Durante esse período, mais de 1.500 profissionais foram atendidos pela equipe de 15 agentes do IDT montada no local. 

Os trabalhadores foram cadastrados e encaminhados para vagas de emprego disponíveis. Quem optou para a prestação de serviços como autônomo, pôde participar de palestra de orientação e iniciação aos serviços. Além disso, a equipe orientou e habilitou os trabalhadores no seguro-desemprego, resolvendo ainda, pendências de solicitações feitas remotamente. 

O IDT vai continuar com ações, acompanhando a trajetória dos trabalhadores desligados, intermediando-os para novas oportunidades no mercado, de acordo com os perfis profissionais e as demandas disponíveis. 

Perfil dos atendidos
Durante o atendimento da fábrica Guararapes, o IDT também realizou uma pesquisa de perfil profissional junto aos ex-funcionários do Grupo. O objetivo é identificar elementos que sirvam de farol para a criação de estratégias de atuação do órgão, seja no âmbito da recolocação no mercado, ou para o encaminhamento de outras ações capazes de assegurar trabalho e renda, como o microcrédito.

No quesito gênero, o resultado da pesquisa apontou que entre os desligados, 71,7% pertencem ao sexo feminino e 28,3% são do sexo masculino. Por faixa etária, o público atendido está majoritariamente entre 30 a 35 anos, seguido pelo intervalo de 36 a 41. Numa menor proporção, também foram identificados profissionais entre 54 e 59 anos e 60 a 65 anos de idade. 

Mesmo apresentando diferentes graus de estudo, a escolaridade mais detectada e de maior destaque entre o público pesquisado foi de ensino médio completo. 

Com relação às expectativas de futuro, 66,4% demonstraram interesse em conseguir um novo emprego; 18,3% não definiram; 14,9% pretendem empreender e 0,3% vão solicitar aposentadoria.