Entendendo como acontece o encaminhamento para vagas de emprego no IDT/SINE
14/10/2021
O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/SINE) reuniu algumas informações essenciais para a compreensão das etapas do atendimento, para auxiliar os trabalhadores que estão à procura de uma oportunidade de trabalho através do sistema público de emprego.

As dicas ajudam a esclarecer sobre a utilização dos serviços, contribuindo com um melhor aproveitamento dos encaminhamentos e uma maior chance de contratação. 

 

Primeiro passo: cadastro

Para ser inserido no banco de cadastros do IDT/SINE, o trabalhador precisa preencher um formulário com seus dados pessoais e profissionais. Essa ação pode ser realizada pelo portal www.idt.org.br, pelo aplicativo SINE FÁCIL ou presencialmente, por agendamento, em qualquer uma das unidades da rede de atendimento. Documentos como Carteira do Trabalho, RG e CPF são necessários nessa etapa.

O cadastro deve conter informações atualizadas sobre endereço, telefone de contato, e-mail,  escolaridade e cursos realizados. Quem já possui um histórico na vida laboral, deve inserir também os dados como profissão, funções desempenhadas e tempo de experiência no formulário.

Através do cadastro o sistema é capaz de filtrar as vagas de emprego que coincidem com o perfil profissional do candidato, aumentando a viabilidade da procura. É importante mantê-lo sempre atualizado.

 

Encaminhamento para uma vaga de emprego

O encaminhamento para as oportunidades de emprego no mercado de trabalho se inicia após a captação da vaga, que é o princípio elementar da intermediação.  Quando demanda uma mão de obra ao SINE/IDT, o empregador define o perfil desejado, estabelecendo os critérios exigidos para a função de acordo com as necessidades da empresa, como por exemplo, tempo de experiência e conhecimentos específicos. Após registradas todas as especificidades informadas pelo empregador, a vaga é incluída no sistema e fica disponível em toda a rede de atendimento.

 

Cruzamento de perfis

 O encaminhamento do trabalhador para a vaga só é possível dentro do perfil solicitado pela empresa. O próprio sistema faz esse filtro a partir do cruzamento das informações contidas no cadastro do trabalhador e dos requisitos da vaga.  Assim, a oportunidade de emprego só é disponibilizada pela ferramenta para aqueles cujo perfil corresponda ao que foi solicitado pelo empregador.

 

Concorrência

A quantidade de candidatos para participar da seleção também é definida pela empresa. Geralmente são solicitados três profissionais para cada vaga ofertada, mas existem processos seletivos maiores para os quais é encaminhado um número mais expressivo de participantes.

As vagas de emprego são trabalhadas em toda a rede de atendimento, tendo, portanto uma grande rotatividade. Assim, é possível que em algumas situações o saldo de encaminhamentos de alguma ocupação esteja esgotado no momento da consulta. Diariamente outras oportunidades são captadas, é importante insistir.

 

Isenção nos resultados

Os resultados dos processos seletivos são de responsabilidade da empresa. A menos que tenham sido realizados pelo Núcleo de Psicologia do Instituto por solicitação da empresa, não compete ao IDT/SINE apontar ou sugerir aprovados. 

Para obter melhores resultados nos processos seletivos, participe de nossas Oficinas de Orientação para o Trabalho.

Mais informações em www.idt.org.br ou pela Central de Atendimento ao Cliente no número 0800 591.0363.