Cerca de 12 mil serviços autônomos deverão ser contratados até o final do ano pelo IDT/SINE
27/10/2021

Com a aproximação do final do ano e o aquecimento das demandas por serviços, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/SINE) prevê a abertura de 11.985 oportunidades de trabalho para profissionais autônomos em todo o Ceará, entre os meses de outubro a dezembro. De acordo com resultados obtidos em anos anteriores, as atividades mais demandadas no período são faxina, serviços gerais, garçom, lavagem de roupas e passador.  

Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Vladyson Viana, “esse é um período em que, naturalmente, crescem as oportunidades, em virtude do incremento da renda das famílias, com o pagamento do 13º salário, bem como da realização de pequenas confraternizações ou de reparos nas residências”.

Funções como pedreiro, pintor de paredes, bombeiro hidráulico, eletricista, marceneiro, carpinteiro e bombeiro hidráulico de vazamento oculto, estão entre as atividades oferecidas pela área de autônomos do IDT/SINE. Segundo dados do Sistema Empreende+, de janeiro a setembro de 2021, 7.458 serviços foram realizados pelos profissionais cadastrados no IDT/SINE, em Fortaleza.

Para a inclusão no banco de cadastros de autônomos do IDT/SINE, os prestadores de serviços passam por um processo seletivo que inclui entrevista e palestra de orientação para o trabalho. A palestra tem foco em temas como, conceito de trabalho autônomo, qualidade nos serviços, e postura profissional. De acordo com o órgão, durante toda a execução da atividade, os profissionais são acompanhados por técnicos especializados na área, com o suporte do Núcleo de Psicologia do Instituto.

Expertise, capilaridade e Inclusão
Ofertado desde 1980 pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE) através do Centro do Trabalhador Autônomo (CTA), em Fortaleza, o serviço teve sua continuidade garantida pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, que expandiu a ação para todo o Estado. Ao longo desse período, 652, 2 mil profissionais obtiveram trabalho e renda por meio da intermediação do IDT/SINE.  

Como solicitar
Os interessados em trabalhar ou contratar os serviços de profissionais autônomos podem acessar o portal www.idt.org.br e preencher os formulários de inscrição nas opções “inscreva-se como trabalhador autônomo” ou “solicite um profissional autônomo”. A solicitação do serviço também pode ser feita por telefone, através da Central de Atendimento ao Cliente pelo número 0800 591.0363, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.