Autônomos cadastrados movimentam mais de R$ 2,6 milhões em 2023 no Ceará
23/01/2024
Foto: Guilherme Freire

Referência na captação, recrutamento e seleção para vagas de emprego formal, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) também se destaca pelas ações de intermediação de serviços autônomos no Ceará. O balanço de 2023 é positivo e, segundo dados do Sistema Empreende+, os serviços realizados ao longo do ano totalizam um volume financeiro de mais de 2,6 milhões de reais. O valor representa um incremento de 36% em relação ao montante levantado no ano anterior, que foi cerca de R$ 1,9 milhão.

Os números resultam da prestação de 18.274 serviços, realizados pelos profissionais cadastrados no IDT, entre os meses de janeiro e dezembro de 2023, principalmente nas categorias de faxina, serviços gerais, lavar e passar roupas, além dos serviços de bombeiro hidráulico e pedreiro. “A quantidade de serviços que intermediamos neste último ano indicam um aumento de 21% em relação ao ano anterior e refletem um momento importante de expansão do nosso setor de Serviço Autônomo”, avalia o presidente do IDT, Raimundo Angelo.

Dessa forma, os profissionais que buscam oportunidades de prestação de serviços, devem ficar atentos. A primeira atividade de 2024 envolvendo o público interessado aconteceu na última terça-feira (16), na unidade de atendimento do Centro, em Fortaleza. A palestra informativa reuniu dinâmicas mediadas pela equipe de Psicologia do IDT, orientações relacionadas ao Microempreendedor Individual (MEI) e outras informações pertinentes. Uma nova formação está prevista para o dia 5 de março.


Como prestar um serviço
Para participar das oportunidades, os interessados devem procurar as unidades do IDT/Sine e fazer o seu cadastro. O processo seletivo inclui entrevista e palestra explicativa sobre os serviços com foco em temas como conceito de trabalho autônomo, qualidade nos serviços, e postura profissional. De acordo com o órgão, durante toda a execução da atividade, os profissionais são acompanhados por técnicos especializados na área, com o suporte do Núcleo de Psicologia do Instituto.  

Como solicitar um serviço
Os interessados em contratar os serviços de profissionais autônomos podem fazê-lo por meio do Whatsapp da instituição (2180-6210) ou pelo telefone fixo 2180-6211. A solicitação também pode ser feita através da Central de Atendimento ao Cliente pelo número 0800 591.0363, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
No portal www.idt.org.br estão disponíveis informações diversas, bem como a tabela com os valores de referência para alguns serviços.