INSTITUCIONAL

Sobre o IDT

Promovendo o trabalho, formando cidadãos

Somos uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, qualificada pelo Governo do Estado do Ceará, como Organização Social, através do Decreto nº 25.019, de 3/7/98, que nos tornou aptos a executar políticas públicas nas áreas do trabalho e empreendedorismo.

Dentre os nossos clientes, destacam-se a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), para a qual, por meio de contrato de gestão, executamos as atividades do programa Sistema Nacional de Emprego (SINE) e outras ações voltadas ao desenvolvimento profissional e social, com geração de ocupação e renda; bem como a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), para qual executamos os programas PROJOVEM Urbano e Campo - Saberes da Terra.

Missão

Viabilizar soluções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento do trabalho e do empreendedorismo, visando a inclusão social.

Princípios

O IDT, no exercício de sua missão institucional, pautar-se-à pela observância dos seguintes princípios:

I - respeito aos direitos humanos, ao meio ambiente, às instituições, aos fundamentos éticos e morais da sociedade

II - cumprimento das leis e normas de proteção ao trabalhador, bem como às diretrizes emanadas dos órgãos responsáveis pelas políticas de trabalho nos níveis federal e estadual, inclusive as diretrizes da Organização Internacional do Trabalho - OIT, previstas em suas convenções, das quais o Brasil seja signatário

III - colaboração com a expansão dos serviços e melhoria da qualidade do atendimento à população, no âmbito das políticas públicas do trabalho em nível federal, estadual e municipal

IV - o Instituto é uma associação de caráter democrático e, no cumprimento de sua missão institucional, não fará qualquer distinção de raça, cor, sexo, credo religioso ou ideologia política e partidária.

O que fazemos

  • cadastro de trabalhadores que demandam emprego;
  • recrutamento, seleção e intermediação de profissionais para o mercado de trabalho;
  • atendimento de trabalhadores para o seguro-desemprego;
  • orientação para inserção de profissionais com deficiência;
  • intermediação de trabalhadores autônomos;
  • emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS;
  • estudos e pesquisas na área do trabalho e do desenvolvimento social;
  • capacitação e qualificação profissional;
  • orientação para o mercado de trabalho;
  • execução do programa Jovem Aprendiz;
  • apoio para concessão de microcrédito para empreendedores.

O IDT também executa outras atividades na linha de apoio e fomento ao desenvolvimento do artesanato e da economia solidária. Além disso, realiza estudos e pesquisas com foco no acompanhamento da evolução conjuntural do mercado de trabalho, visando subsidiar os órgãos de planejamento e a sociedade em geral, com informações e análises sobre a realidade e as perspectivas do mundo laboral. Como organização social, o IDT está apto a prestar serviços para entes públicos e privados.