AUTÔNOMO

Dicas para o cotidiano de limpeza caseira

Tipos de manchas e como tirá-las

Sempre que uma mancha se fixa numa determinada superfície, a primeira reação é achar que será difícil removê-la, tenha calma e tente uma solução. Depois se pensa numa maneira rápida de disfarçá-la com o produto que estiver disponível, é nesse momento que você poderá comprometer ainda mais o local utilizando uma forma inadequada.

Por isso, cuidado!

Não se desespere, procure identificar qual o tipo de mancha e encontre a possível solução para o seu problema.

MANCHAS NO CARPETE

Sangue - Embeber uma esponja com solução doméstica e enxugar com pano seco e absorvente. As manchas de mercurocromo podem ser removidas com água oxigenada (20 vol.) aplicada com algodão por várias vezes.

Tinta de caneta - Fazer uma solução em partes iguais de vinagre branco e leite e aplicá-la no local com o auxílio de um pano. Em seguida, usar a solução doméstica e enxugar com um pano absorvente.

Tintas a óleo e esmalte - Raspar com bastante cuidado a mancha de tinta, antes de aplicar removedor com um pano. Depois, usar solução doméstica. Se necessário, usar uma escova.

Urina - Passar uma esponja embebida em solução doméstica e secar com um pano absorvente.

Vinho - Passar um pano embebido em solução doméstica e enxugar com um pano absorvente.

Vômito - Retirar o excesso e passar um pano com amoníaco líquido. Aplicar a solução doméstica com um pano, passar outro pano com álcool e uma esponja com água fria. Enxugar com pano absorvente.

Café e chá - Passar gelo sobre a área manchada e depois usar detergente embebido numa esponja, que deve ser removido com um pano absorvente.

Cerveja - Primeiramente usar água morna, embeber uma esponja em água e sabão neutro e aplicar. Secar o local com pano absorvente.

Doces e chocolates - Embeber uma esponja com glicerina líquida e passar no local. Em seguida, usar a solução doméstica com uma escovinha, se necessário. Enxugar com um pano absorvente.

Ferrugem - Usar um pano embebido em vinagre branco antes de aplicar outro com água morna. Usar a solução doméstica e enxugar com pano seco. Repetir a operação caso a mancha persista.

Gorduras e graxas - Passar um pano embebido em álcool e, em seguida, aplicar água com sabão neutro, para finalizar, enxugar com pano absorvente. Em caso de graxa, usar primeiro benzina e depois aplicar a solução doméstica. Enxugar com pano seco.

Lama - Usar água com sabão neutro e retirar com um pano umedecido em água morna. Secar o local com um pano absorvente.